voltar

Obispa consolida reposicionamento e inicia ciclo de expansão

Referência na criação de acessórios metálicos, a empresa celebra um ano sob nova gestão

A Obispa, tradicional marca de acessórios metálicos, está passando por uma profunda transformação que a coloca em uma nova perspectiva no mercado. Desde a aquisição pela Cin Participações Societárias, há um ano, a empresa tem experimentado avanços significativos, sob a liderança do CEO César Cini, que traz quase 40 anos de experiência no setor. A revitalização do design, agora reconhecido como o coração da marca, e as mudanças estratégicas na gestão refletem o compromisso com a inovação e a qualidade.
 
Adquirida em junho de 2024 pela Cin Participações, que também administra a Cinex, a Obispa retomou sua conexão com a Itália – país que inspira ambas as empresas desde suas fundações. A Cinex, fundada em 1998, mantém desde 2008 o CinexLab, um centro de inovação dedicado à criação de soluções exclusivas. Já a Obispa tem suas raízes em uma joint venture com a Officina Bigiotteria Italiana, de Florença, que deu origem à Obispa Design no Brasil, em 1986. Essa reconexão reflete a reinvenção da marca, com o design como protagonista na criação de acessórios para os setores de moda, decoração e mobiliário. Um vídeo-manifesto foi lançado em novembro do ano passado para reforçar o compromisso da Obispa com o design como seu legado.
 
Nova Identidade Visual e Lançamento de Coleções
A nova fase da Obispa também é marcada pela revitalização de sua identidade visual, conduzida pelo arquiteto e designer Claudio Novaes e com a direção criativa da arquiteta e set designer artsy Claudia Silvestre. Essa atualização reflete o frescor da marca, que promete um impacto significativo no mercado moveleiro a partir do segundo semestre, com o lançamento de novas coleções.
 
Reestruturação Comercial
 A empresa apresenta ao mercado um portfólio renovado e alinhado à sua nova fase criativa. Uma coleção exclusiva, voltada para a indústria, já foi desenvolvida e está sendo estrategicamente apresentada aos parceiros. Além disso, a Obispa marcará presença na FIMMA Brasil – Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, que ocorrerá de 4 a 7 de agosto em Bento Gonçalves, para lançar essas e outras novidades.
 
Sustentabilidade e Valorização das Pessoas: Pilar de Crescimento
Na nova Obispa, a gestão se fundamenta em valores essenciais, com destaque para a sustentabilidade e a valorização das pessoas. A empresa investe em práticas produtivas responsáveis e sustentáveis, com atenção especial ao uso eficiente de matérias-primas e ao tratamento de resíduos industriais, garantindo a perenidade do negócio. Além disso, a Obispa dedica-se ao desenvolvimento e engajamento de seu time, reconhecendo que seu maior ativo é a força de trabalho que impulsiona a inovação e o sucesso da empresa.
Essas mudanças fazem parte de uma estratégia para consolidar a Obispa como fornecedora de referência no mercado B2B, focada em grandes marcas nos setores moveleiro, moda e construção civil. A marca se prepara para celebrar seus 40 anos em 2026.
 

LEIA
TAMBÉM

Obispa une tradição em design a práticas inovadoras de cuidado com colaboradores

Empresa promoveu circuito de atividades na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

leia mais

Coleção Firenze vem coroar os 35 anos da Obispa

Materializar os desejos daqueles que buscam beleza, sofisticação e qualidade é o que nos move e o que inspirou o lançamento da coleção Firenze.

leia mais