Obispa consolida reposicionamento e inicia ciclo de expansão
Referência na criação de acessórios metálicos, a empresa celebra um ano sob nova gestão

A Obispa, tradicional marca de acessórios metálicos, está passando por uma profunda transformação que a coloca em uma nova perspectiva no mercado. Desde a aquisição pela Cin Participações Societárias, há um ano, a empresa tem experimentado avanços significativos, sob a liderança do CEO César Cini, que traz quase 40 anos de experiência no setor. A revitalização do design, agora reconhecido como o coração da marca, e as mudanças estratégicas na gestão refletem o compromisso com a inovação e a qualidade.
Adquirida em junho de 2024 pela Cin Participações, que também administra a Cinex, a Obispa retomou sua conexão com a Itália – país que inspira ambas as empresas desde suas fundações. A Cinex, fundada em 1998, mantém desde 2008 o CinexLab, um centro de inovação dedicado à criação de soluções exclusivas. Já a Obispa tem suas raízes em uma joint venture com a Officina Bigiotteria Italiana, de Florença, que deu origem à Obispa Design no Brasil, em 1986. Essa reconexão reflete a reinvenção da marca, com o design como protagonista na criação de acessórios para os setores de moda, decoração e mobiliário. Um vídeo-manifesto foi lançado em novembro do ano passado para reforçar o compromisso da Obispa com o design como seu legado.
Nova Identidade Visual e Lançamento de Coleções
A nova fase da Obispa também é marcada pela revitalização de sua identidade visual, conduzida pelo arquiteto e designer Claudio Novaes e com a direção criativa da arquiteta e set designer artsy Claudia Silvestre. Essa atualização reflete o frescor da marca, que promete um impacto significativo no mercado moveleiro a partir do segundo semestre, com o lançamento de novas coleções.
Reestruturação Comercial
A empresa apresenta ao mercado um portfólio renovado e alinhado à sua nova fase criativa. Uma coleção exclusiva, voltada para a indústria, já foi desenvolvida e está sendo estrategicamente apresentada aos parceiros. Além disso, a Obispa marcará presença na FIMMA Brasil – Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, que ocorrerá de 4 a 7 de agosto em Bento Gonçalves, para lançar essas e outras novidades.
Sustentabilidade e Valorização das Pessoas: Pilar de Crescimento
Na nova Obispa, a gestão se fundamenta em valores essenciais, com destaque para a sustentabilidade e a valorização das pessoas. A empresa investe em práticas produtivas responsáveis e sustentáveis, com atenção especial ao uso eficiente de matérias-primas e ao tratamento de resíduos industriais, garantindo a perenidade do negócio. Além disso, a Obispa dedica-se ao desenvolvimento e engajamento de seu time, reconhecendo que seu maior ativo é a força de trabalho que impulsiona a inovação e o sucesso da empresa.
Essas mudanças fazem parte de uma estratégia para consolidar a Obispa como fornecedora de referência no mercado B2B, focada em grandes marcas nos setores moveleiro, moda e construção civil. A marca se prepara para celebrar seus 40 anos em 2026.